Como transformar o lead em cliente? Quando uma pessoa busca um produto ou serviço ela demonstra que está interessada. Nesse momento é muito importante que a empresa esteja bem preparada para receber este possível cliente.
Na era digital, o primeiro passo é ser ágil no retorno. Quanto antes você fizer o contato, maiores serão suas chances, pois a rapidez no atendimento é uma excelente primeira impressão. Além disso, vale lembrar que a sua empresa não será a única procurada pelo lead.
Ao fazer o primeiro contato é preciso que o comercial esteja bem treinado e isso só é possível quando existe um processo bem estruturado. O comercial precisa dominar o seu produto, conhecer os concorrentes e exaltar os pontos positivos que a empresa oferece. Não saber responder algum questionamento pode passar insegurança para o potencial consumidor.
Claro que esse contato deve ser feito da maneira cordial para que o lead valorize a atenção recebida como um bom atendimento e não como aquele comercial agressivo que pretende vender o seu produto de qualquer maneira.
Ter imagens, vídeos, apresentações, um bom material publicitário e brindes ajudam na construção da imagem da empresa e do produto. E, no caso de um atendimento presencial, ter um local adequado e organizado para receber o cliente pode ser um diferencial.
Esse é momento de encantar, pois o atendimento tem que ser feito com muita clareza para que o comercial ganhe a confiança do cliente e concretize a venda. Algumas vezes, o lead ainda não estará preparado para fechar o negócio porque quer pesquisar um pouco mais.
É necessário que você tenha um bom material para ensinar ao cliente sobre o produto. Algumas empresas de cosméticos, por exemplo, ensinam a fazer maquiagem, pois acreditam que pessoas que sabem se maquiar compram com mais frequência. Tente também deixar alinhada uma data para retornar, é boa maneira de você entrar em contato sem parecer chato.
Fonte: EXAME.com